fbpx

Comprar seguidores não vai alavancar seu negócio

Por Bruna Lima | @bru_m_lima

O Instagram é, com certeza, a rede do momento. Com um altíssimo número de usuários ativos, essa rede tem maior engajamento e tem sido ferramenta para empresas, influencers e outros. Com toda essa popularidade, o Instagram tem atraído um grande número de usuários cujo objetivo é alcançar cada vez mais seguidores.

Uma vez que este é um dos principais objetivos das empresas nesta rede social, vou mostrar como conseguir mais seguidores. Antes, porém, quero alertar para uma prática que, apesar de ser utilizada por muitas pessoas, é totalmente contra as regras da plataforma. Trata-se da compra de seguidores.

A compra de seguidores é uma tática usada para criar a impressão de crescimento rápido. Algumas marcas e mesmo celebridades usam desse recurso para que seus perfis pareçam mais confiáveis e reconhecidos. A compra é feita para terceirizadas, já que, o próprio Instagram proíbe a prática dentro da rede, podendo inclusive banir o perfil de quem fizer uso desse recurso.

O uso dessa tática faz com que muitos perfis falsos ou mesmo robôs se tornem os novos seguidores do perfil que fez a compra. Mesmo que pareça tentador ter muitos seguidores em seu perfil, esses falsos seguidores não irão agregar à sua marca, afinal, jamais farão a compra de um produto ou serviço oferecido pelo seu negócio, e é claro, como dito anteriormente, ainda é possível que o Instagram puna sua conta com a exclusão.

Agora que você já sabe como não fazer, saiba que há mais de uma maneira correta de conseguir mais seguidores: Crescimento orgânico e tráfego pago.

Crescimento Orgânico

O crescimento orgânico é feito sem investimentos diretos na plataforma, ou seja, o crescimento do público se dá exclusivamente por meio de estratégias de construção de comunidade e compartilhamento de informações relevantes, como é feito no marketing de conteúdo.

O uso dessa estratégia permite que usuários que buscam o tipo de serviço ou produto que a sua marca oferece se identifiquem com o seu negócio. Porém pode levar algum tempo para alcançar um número relevante de pessoas.

Tráfego Pago

O tráfego pago significa pagar para que seu conteúdo seja mais divulgado pela rede. Certamente você já viu, em seu perfil no Instagram, anúncios de outros perfis com algum botão sugerindo que você visitasse aquele perfil ou fosse redirecionado para o site da marca, não é mesmo? Isso é o resultado do trafego pago no Instagram.

O uso dessa estratégia resulta em mais pessoas conhecendo o perfil comercial do seu negócio e, assim, aumentando as chances de conversão em vendas. Um dos benefícios dessa tática é que, ao criar uma campanha de tráfego, é possível filtrar para quem seu post deve ser entregue, fazendo com que suas postagens sejam direcionadas para o seu público alvo, isso pode resultar em uma maior taxa de conversão.

Agora que você conheceu as maneiras de crescimento no Instagram, o que funciona e o que deve ser evitado, que tal aprender mais sobre essa ferramenta? O e-book Instagram para Empreendedores – Aprendendo a transformar seguidores em clientes, foi criado para que empreendedores conheçam melhor a plataforma e as estratégias que realmente funcionam e, assim, possam usar o Instagram como uma ótima ferramenta para negócios. Clique aqui para adquirir o seu!


*Graduanda em Marketing e Especialista em Mídias Sociais

×