fbpx

A importância da presença digital para pequenos negócios

Por Bruna Lima | @bru_m_lima

Um perfil comercial no Instagram, uma página no Facebook, um site ou até mesmo uma conta no Whatsapp Business, fazem parte da presença digital de um negócio.

Alguns negócios estão muito mais inseridos no meio digital do que de fato percebem. Porém, ainda mais importante do que ter uma presença ativa no mercado digital é saber usar as ferramentas a favor do seu empreendimento.

Imagine que alguém que faz parte do público alvo da sua marca, ou seja, uma pessoa que se interessa pelo tipo de produto ou serviço que você oferece, acesse o perfil da sua marca no Instagram e não encontre um link para um site, nem informações claras sobre o que você oferece. É provável que essa pessoa, que seria um potencial cliente, se torne apenas alguém que visitou seu perfil sem que isso tenha trazido algum resultado para o seu negócio.

Presença digital ativa e com estratégia exige atenção e planejamento, afinal, presença digital não é tendência, é realidade. Veja, a seguir, alguns pontos essenciais para a presença digital de um negócio:

Site

O site da seu empreendimento é essencial para a presença digital. Possuir um site do seu negócio reforça autoridade e aumenta o alcance, além de permitir que qualquer pessoa de qualquer lugar tenha acesso a informações sobre o que você vende.

E-mail Marketing

Esse é um meio incrível de alcançar o público qualificado, ou seja, aquela parcela do seu público que mais se interessa pelo seu negócio. Uma ferramenta tão poderosa pode ajudá-lo a desenvolver ainda mais sua audiência e levá-la a comprar.

Conteúdo

Conteúdo é essencial para qualquer negócio que deseja se tornar relevante no meio digital. A estratégia do uso do marketing de conteúdo visa resultados de médio a longo prazo, e é muito usada por grandes marcas. Conteúdo de alta qualidade pode aumentar as chances da sua marca de ser vista como confiável e profissional. Instagram e blogs são os principais canais.

Identidade Visual

A identidade visual é a primeira impressão. Realizada de modo estratégico, faz com que sua empresa seja mais facilmente reconhecida. A identidade da marca representa a essência de um negócio. A construção de uma marca precisa de uma identidade visual clara e marcante. Assim, o seu público memoriza de forma subconsciente os padrões visuais, o que facilitará o reconhecimento da marca, que será mais atraente para ele.

É preciso incorporar o meio digital à dinâmica do trabalho e tratá-lo como um dos processos do negócio. O mundo está em constante evolução e a inovação nunca para. Por isso, acompanhar o que o mercado pede é essencial para que os negócios não fiquem para trás e não percam espaço no novo mundo.

Para saber mais sobre como alavancar seu negócio no meio digital entre em contato conosco!


*Graduanda em Marketing e Especialista em Mídias Sociais

×